RINOPLASTIA MODERNA
- Dr. João Paulo Graciano
- 10 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2022
A rinoplastia atual, tem apresentado muitas mudanças com relação aquele procedimento que era realizado há anos atrás. ao se pensar em uma rinoplastia, logo
se tinha aquela ideia de uma cirurgia muito longa, com resultado de um nariz pequeno e fino, com a ponta arrebitada ( para designar a ponta fina e alta).
E ainda havia aquele medo do tampão nasal, que obstruiu o nariz por até 7 dias, forçando o paciente a respirar pela boca neste período, causando grande desconforto, além de casos em que a estética nasal tinha bom resultado, mas com comprometimento da função respiratória.
Hoje com advento de várias tecnologias e técnicas cirúrgicas mais modernas, estes desconfortos e estigmas de nariz operado já são passado para a maioria dos casos.
A rinoplastia moderna, tem por objetivo restaurar função e estética nasal, levando em conta estes dois fatores para um resultado satisfatório para paciente e cirurgião.

Muitas vezes é solicitado a ajuda de um otorrinolaringologista para estas cirurgias, para ajudar na correção de uma hipertrofia de cornetos nasais, desvio de septo, retirada de corpo esponjoso nasal, alterações que se não corrigidas no intra operatório, podem gerar problemas respiratórios pós cirurgia.
Com relação a estética nasal, hoje o que procuramos são resultados harmoniosos com cada tipo de face, respeitando ângulos e tamanhos de cada face e nariz, sem estigmatizar todas as rinoplastias, com aquele formato fino e ponta elevada.

Hoje, se procura uma boa definição da ponta nasal, com naturalidade, correção da giba óssea e afinamento nasal com fraturas controladas, muitas vezes parciais dos ossos nasais para uma ponta nasal natural, bem estruturada e com manutenção da função respiratória, muitas vezes lançamos mão de enxerto de cartilagem para reforço na estrutura nasal. Na maioria das vezes estes enxertos são retirados do próprio septo nasal, ou de estruturas como orelhas, e mais atualmente cartilagem costal (retirado da porção cartilaginosa das costelas) estes enxertos são os principais responsáveis por um resultado mais natural, definido e com garantia de boa função respiratória para o nariz.
E para finalizar, atualmente, os curativos com gaze intra nasal, gesso no dorso nasal, foram substituídos por splints nasais de silicone ( pequenos tubos de silicone colocados nas narinas para proteção pos operatória da cirurgia sem comprometer a passagem
de ar pelo nariz) e placas acrílicas termoplásticas, que se moldam ao formato nasal com mais conforto e segurança no pós operatório da cirurgia nasal.
Estas são algumas das novidades em cirurgia da região nasal, há muito mais novidades por vir, agende uma consulta para avaliação e indicação do melhor tratamento para seu caso.
Comentários