top of page

Como escolher o meu implante de silicone?

  • Foto do escritor: Dr. João Paulo Graciano
    Dr. João Paulo Graciano
  • 2 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

O sonho de muitas mulheres, a colocação de implante mamário de silicone é uma das cirurgias mais realizadas em nossa clinica. tanto em casos de aumento mamário quanto de diminuição ou elevação das mamas (pexia) os implantes podem sem empregados. Fabricadas com silicone medicinal, os implantes mamários tem diferentes formas, volumes e revestimentos, para se adaptar e agradar os diferentes padrões de pacientes e indicações médicas.

Para o resultado ideal, muitas características devem ser levadas em conta, como biotipo do paciente, tipos de implante e de seus revestimentos, planos de colocação do implante, via de acesso para colocação do implante, e associação com ressecção de excesso de pele e elevação de aréola.

O Biotipo da paciente( estatura, peso, dimensões do tórax e da mama), é muito importante já que um mesmo implante pode parecer muito pequeno em uma paciente e extremamente grande em outras. Por isso, nem sempre dá para indicarmos para uma paciente aquele tamanho implante de silicone da amiga, que tanto a agrada. as vezes teremos que utilizar um modelo ou tamanho diferente para um bom resultado. Há ainda casos de mamas assimétricas, onde muitas vezes precisamos utilizar implantes de tamanho diferente em cada mama da mesma paciente, para uma melhor simetria dos seios.


Como escolher o meu implante de silicone? Cirurgia Plástica em Ribeirão Preto - Dr. João Graciano
Implantes de Silicone - Dr. João Paulo Graciano

Os tipos de implante ( redondo, anatômico, perfil alto, extra alto) e sua textura( lisos, microtextura, textura, revestimento em poliuretano) também influenciam no resultado final das cirurgias. hoje há disponível vários tipos de textura do implante. as mais utilizadas atualmente são as texturizadas. As próteses microtexturizadas e lisas tem maior indicação nas pacientes que irão utilizar o implante abaixo do musculo. Já as pacientes que irão colocar o implante acima do musculo, são mais candidatas aos implantes texturizados e com revestimento de poliuretano ( um polímero que diminui a incidência de contratura capsular e também apresenta menor queda do implante com o passar dos anos). já o tipo ou formato do implante também gera grande mudança no resultado final da cirurgia. implantes com formato anatômico, são mais indicados para pacientes que farão reconstrução mamário por perda da mama após um tumor ou acidente. Os implantes redondos e cônicos, já tem uma indicação maior em casos estéticos, a projeção do implante (baixa, media, alta e extra alta) e o tamanho de sua base, também devem ser levados em conta de acordo com as características do biotipo da paciente.



Como escolher o meu implante de silicone? Cirurgia Plástica em Ribeirão Preto - Dr. João Graciano


O plano de colocação do implante (submuscular, subfascial, subglandular, plano duplo - "dual plane") também é um fator relevante na realização da cirurgia. geralmente se indica o plano subglandular e o subfascial. O plano sumbuscular muitas vezes fica reservado para pacientes com pouco tecido subcutâneo e pouca glândula mamaria, para adequada cobertura do implante. atualmente, está cada vez mais em alta, o uso do implante submuscular em sua porção superior e subglandular em sua porção inferior, que se denomina técnica em dois planos ou "dual plane". Associado a outras manobras cirúrgicas, esta técnica dual plane pode permitir rápida recuperação da paciente, com volta a algumas atividades diárias em ate 24 horas (conhecida como protocolo de recuperação rápida ou "fast recovery").

A incisão ou o corte ( inframamária, periareolar ou axilar) para colocação do implante mamário também pode ser decidida levando em conta alguns fatores, sendo a via mais realizada sendo a infra mamaria. A via Periareolar pode ser utilizada em casos de pacientes que queiram realizar redução da aréola ou ressecção de pele em quantidade reduzida juntamente com a colocação do implante mamário. já o implante colocado via axilar fica reservado para pacientes com receio de cicatrizes na região da mama.


Logicamente, gostos pessoais, atividades físicas da paciente, estilo de vida, fatores mais subjetivos são muito importantes para a decisão da prótese ideal para cada caso. Não cabem somente os fatores técnicos para a indicação do modelo ideal de implante mamário. confie em seu cirurgião para a melhor escolha.


Agende uma consulta com um profissional habilitado pela sociedade brasileira de cirurgia plástica e de sua confiança.


Dr. João Paulo Graciano | Cirurgia Plástica | Ribeirão Preto e Região






 
 
 

Comments


1691751088logo-tiktok-png.png
5798533bb3f2a08ee3514f9c6f6e03be.png
whatsapp_png.png
insta.png
bottom of page