top of page

CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS EM CIRURGIAS PLÁSTICAS

  • Foto do escritor: Dr. João Paulo Graciano
    Dr. João Paulo Graciano
  • 28 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2023

Com o crescente número de realizações de cirurgias plásticas em nosso país e em todo mundo, os pacientes tem a falsa impressão de que muitas cirurgias plásticas são procedimentos simples ou de rápida recuperação. quem não ouviu a amiga falar naquela pequena lipoaspiração, ou aquela "puxadinha de pele", que na verdade são procedimentos que acompanham alterações teciduais que podem levar semanas ou meses para sua recuperação.




O paciente de cirurgia plástica, no pós operatório, precisa de um período adequado para o organismo se recuperar da leso tecidual, passar pelas fases da cicatrização e diminuição de edema com reabsorção de líquidos dos tecidos. Para isto, um a serie de medidas devem ser seguidas no pós operatório para a definição de um bom resultado cirúrgico. uma parcela do bom resultado da sua cirurgia se deve aos cuidados pós operatórios.

Os principais cuidados se referem ao repouso, hábitos alimentares, evitar tabagismo e bebida alcoólica, profilaxia de infecções e trombose, realização de fisioterapia com drenagem linfática, uso de medicamentos e analgésicos conforme orientação médica, cuidados com ferida cirúrgica, uso de modeladores.

O pós operatório da maioria dos procedimentos cirúrgicos, necessita de repouso relativo por um período que pode variar de 15 dias até 2 meses, sem realização de atividades que exijam movimentos bruscos ou esforços físicos. como dirigir automóvel, atividade laborativa, subir escadas, atividades domesticas, academia, já de ambulação,( andar pela casa) deve ser estimulada, para melhora da circulação sanguínea, diminuindo o risco da trombose venosa, uma complicação que pode afetar os pacientes no pôs operatório. para este repouso e restrição de atividades, é fundamental apoio de familiares ou profissionais de saúde, nos curativos, banhos (que no inicio devem ser dados com paciente sentado), administração de medicamentos, troca de vestimentas e modeladores.

Cuidados com hábitos alimentares também são importantes, como evitar alimentos com excesso de sódio, toxinas, conservantes, oque ajuda na diminuição do edema pôs operatório e diminuem chance de dermatites. dar preferencia para uma alimentação mais saudável, com frutas, verduras, carnes magras e grãos. hábitos como tabagismo, uso de bebida alcoólica, também devem ser cessados antes da cirurgia, e somente reiniciados entre 30 e 60 dias pós procedimento cirúrgico. O cigarro é um grande vilão da cicatrização, pode gerar retardo no processo de cicatrização e diminuição da circulação sanguínea na área operada, aumentando a chance de infecção, abertura de pontos, necrose de pele, entre outras.

Os modeladores, ajudam no processo de cicatrização, adesão da pele aos tecidos mais profundos e melhoram o formato da área operada. são utilizado entre 2 e 3 meses no pós operatório, de acordo com a evolução de cada caso. podem ser associados á placas de espuma, que auxiliam no processo de modelagem da área operada.

O uso de medicações analgésicas, antibióticos profiláticos, anticoagulantes profiláticos, são muito importantes, e devem ser indicados de acordo com cada procedimento realizado. Devem assegurar uma recuperação confortável, sem dores e com boa segurança contra complicações como infecções e trombose de membros inferiores. cabe ao cirurgião plástico que realizou o procedimento indicar medicação adequada para cada caso cirúrgico. cabe ao paciente seguir à prescrição à risca, para uma recuperação adequada e sem complicações.

A atuação do fisioterapeuta tem grande importância no pós operatório da cirurgia plástica, pois a fisioterapia de drenagem linfática, manual ou com ajuda de aparelhos ( led, ultrassom, carboxiterapia, entre outros), aceleram o processo de diminuição de edema tecidual, melhoram a cicatrização e ajudam a diminuir e tratar processos cicatriciais patológicos, como as fibroses. o tratamento fisioterápico pode começar, já no pós operatório imediato, com uso de técnicas de "tapping" realizados logo que o procedimento cirúrgico termina, dentro da sala de cirurgia.

Por ultimo, mas não menos importante, é o cuidado com a ferida cirúrgica, ou seja, a cicatriz. Logicamente, todos os cuidados acima convergem para melhores resultados da cirurgia e da cicatriz (boa alimentação, cessar tabagismo, cessar álcool, acompanhamento fisioterápico, modeladores), porém, tratamentos da cicatriz com uso de antissépticos (rifamicina, cloroexedine), colas cirúrgicas, cremes com formulações cicatrizantes ( kelo cote, contractubex, cicaplast) geralmente à base de substancia cicatrizantes, anti inflamatórios e vitaminas ajudam no processo de cicatrização.

Há ainda técnicas com uso de micropore e fitas de silicone sobre as cicatrizes cirúrgicas, que auxiliam bastante o processo de cicatrização, mas cabe ao seu cirurgião decidir quais são os tratamentos mais adequados ao seu caso.

Em linhas gerais, estes são os cuidados que a maioria das pessoas devem ter para assegurar um resultado melhor e mais duradouro em sua cirurgia plástica.

Todo este arsenal deve ser individualizado para cada caso, de acordo com sua cirurgia e a orientação de seu cirurgião plástico.


Agende uma consulta com um profissional habilitado pela sociedade brasileira de cirurgia plástica e de sua confiança.


Dr. João Paulo Graciano | Cirurgia Plástica | Ribeirão Preto e Região


 
 
 

Comments


1691751088logo-tiktok-png.png
5798533bb3f2a08ee3514f9c6f6e03be.png
whatsapp_png.png
insta.png
bottom of page