top of page

COMO PLANEJAR A SUA CIRURGIA PLÁSTICA

  • Foto do escritor: Dr. João Paulo Graciano
    Dr. João Paulo Graciano
  • 18 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2023

Um sonho, um objetivo, um desejo que se tornam uma meta.

A cirurgia plástica nos últimos anos tem sido cada vez mais procurada por jovens, adultos e idosos, que buscam autoestima e qualidade de vida, para viver uma vida com confiança e segurança na vida pessoal e profissional.


Dr. João Paulo Graciano | Cirurgia Plástica | Ribeirão Preto e Região
Dr. João Paulo Graciano | Cirurgia Plástica | Ribeirão Preto e Região


Muitos pacientes chegam ao consultório e perguntam, como se preparar para uma cirurgia plástica? Como lidar com as expectativas, e quais cuidados tomar antes de uma cirurgia plástica?


O primeiro passo é a escolha do profissional, que na maioria das vezes é feira por um conjunto de fatores. Os fatores mais comuns são as informações colhidas por pacientes já operados por este profissional (familiares e amigos), informações colhidas em redes sociais e indicação de outros profissionais de saúde.

Importante salientar que além destas informações, o paciente deve procurar saber se este cirurgião tem o título de especialista da sociedade brasileira de cirurgia plástica, o que indica que este médico se preparou em uma instituição de ensino que o torna apto para a realização de uma cirurgia plástica com segurança.

No site da sociedade brasileira de cirurgia plástica o paciente consegue consultar se o profissional é membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica.


As expectativas em cirurgia plástica sempre são as melhores e mais altas, porém, algumas vezes inalcançáveis. Não da para se basear no tamanho do implante mamário da amiga, ou na lipoaspiração de um parente, para se guiar em sua cirurgia.

Cada individuo tem característica próprias (peso, estatura assimetrias) que faz com que cada caso seja planejado individualmente.

Somente a avaliação de um profissional pode dar a ideia real do resultado final de um procedimento. Muitas vezes o paciente se baseia em colegas, fotos de revistas, artistas de televisão e postagens de redes sociais, para imaginar seu resultado cirúrgico, que muitas vezes podem ficar aquém do esperado.

Após avaliação, o médico pode dar a real expectativa dos resultados.

Levando em conta as características físicas do paciente e as técnicas cirúrgicas disponíveis para dar o melhor resultado final.


Após a escolha do profissional e definição dos objetivos e resultados a serem alcançados, o paciente deve se preparar para o ato operatório.

Importante realização de exames pré operatórios, de acordo com a idade, porte da cirurgia, morbidades. Pacientes com comorbidades ( Has, Diabetes Mellitus, Dislipidemia, etc) diagnosticadas, tratadas corretamente e estabilizadas, estão aptos para a realização da cirurgia plástica. A consulta pré anestésica no pré operatório também, se faz muito importante, para o anestesiologista conhecer as características do paciente e fazer programação da anestesia mais adequada.


Também é importante o paciente se preparar para a recuperação pós operatória.

Algumas cirurgias tem recuperação rápida, com volta ás atividades laborativas e esforço físico em poucos dias. Outros necessitam de um período maior de recuperação.

Buscar junto a família ou profissionais de saúde, apoio para atividades do dia-dia que serão mais restritas nas primeiras semanas, restrição de esforço físico e mobilidade.

Muitos pacientes optam por realizar a sua cirurgia em período de férias.

Algumas cirurgias tem recuperação rápida, com volta as atividades laborativas e esforço físico em poucos dias. Outros necessitam de um período maior de recuperação.


Uma atenção especial também deve ser dada aos medicamentos de uso habitual dos pacientes. A maioria dos hipertensivos não devem ser suspenso antes de um procedimento cirúrgico, já os medicamentos hormonais femininos, anticoncepcionais, devem ser suspenso geralmente 30 dias antes da cirurgia, anti inflamatórios e ácido acetilsalicilico (ASS) devem ser suspensos 7 dias antes do procedimento cirúrgico,

de acordo com orientações dos profissionais médicos.

Enfim, em linhas gerais, estas são algumas das orientações mais relevantes para um procedimento médico em cirurgia plástica. Lembrando sempre que uma cirurgia plástica é uma cirurgia, como várias outras, com seus riscos e cuidados a serem considerados.


Dr. João Paulo Graciano | Cirurgia Plástica | Ribeirão Preto e Região


 
 
 

Comments


1691751088logo-tiktok-png.png
5798533bb3f2a08ee3514f9c6f6e03be.png
whatsapp_png.png
insta.png
bottom of page